Livro: “Nem Vem Que Não Tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal”

Saiba onde encontrar “Nem Vem Que Não Tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” (Globo Livros), biografia escrita pelo jornalista Ricardo Alexandre:  CulturaSaraivaSicilianoSubmarino


Simonal

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“Simonal” concorre à doc do ano no VMB da MTV

Alô, galera Simonauta !

Estamos concorrendo no prêmio da MTV ao melhor Doc Musical do ano. Vamos bater de frente com coisa boa: o Loki (sobre o Arnaldo Batista, dos Mutantes), o Coração Vagabundo (sobre o Caetano), o do Titãs, mas, sem falsa modéstia… Qual foi o documentário de maior público do ano ? Qual deu mais pano para manga na mídia ? Qual arrebentou mais a boca dos blogs e blogões ? Qual gerou mais paixão ?  Sinceramente, a gente fez mais que um simples docu (quem viu, na última terça,  a gravação do DVD em homenagem ao Simona, com Seu Jorge, Mart’nália, Paralamas, Caetano, Marcelo D2, Maria Rita, etc e tal sabe do que estou falando), trouxemos de volta à tona um grande artista, uma grande história e, o que é melhor, diversas boas canções. Portanto, estamos em campanha, sim! Vote (mil vezes, se der) no link e passe pra frente, please.

Valeu ! Beijundas !

Claudio Manoel

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Baile do Simonal

Preparem-se! No dia 11 de agosto, terça, vai rolar no Rio de Janeiro o “Baile do Simonal” na casa de shows Viva Rio.

O show terá direção musical e arranjos de Max de Castro e Wilson Simoninha e participação de Diogo Nogueira, Samuel Rosa, Paralamas do Sucesso, Marcelo D2, Alexandre Pires, Péricles e Thiaguinho (Exaltasamba), Sandra de Sá, Ed Motta, Martinália, Rogério Flausino, Maria Rita, Roberto Frejat, Caetano Veloso, Seu Jorge, Orquestra Imperial, Lulu Santos e Fernanda Abreu.

Na ocasião será gravado um CD e DVD, a ser lançado pela EMI em novembro.

Para preços e horários, visite o site do Vivo Rio.

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Grade de Salas e Horários – 11a. Semana

O filme entra em sua 11a. semana de exibição, de 24 a 30 de julho.  Para ver o quadro em tamanho maior clique AQUI!

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Doc “Simonal” em Londres e Nova York

Alô, alô! O documentário vai ser exibido em Londres e em Nova York!

. Londres – 24 de julho, sexta-feira, na festa Batmacumba, no Notting Hill Arts Club.

. Nova York – 4 e 7 de agosto no VII Cine Fest Petrobras Brasil.

Divulguem pros amigos gringos e pros brasileiros que moram nessas cidades! ;-)

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Grade de Salas e Horários – 8a. Semana

Veja a grade de salas e horários da oitava semana!

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Leia mais: Por que o filme não está no cinema perto de casa?

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“A Bossa e o Balanço”, comercial de TV de 1994

Comercial de TV feito em 1994 pro lançamento da coletânea ¨A Bossa e o Balanço de Wilson Simonal”, produzida por Lula Tiribás.



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Grade de Salas e Horários – 7a. Semana

Veja a grade de salas e horários da sétima semana!

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Leia mais: Por que o filme não está no cinema perto de casa?

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O Deformante

Texto enviado para a Folha de S. Paulo:

“No último domingo, Simonal foi, mais uma vez, julgado e condenado. Desta vez, pela Folha de São Paulo, numa matéria sensacionalista e exageradamente grande (com destaque na primeira página e tudo), assinada pelo “jornalista” Mário Magalhães.

Foram diversas páginas, todas provocadas pela “descoberta de um fato novo”, um documento inédito que provaria de maneira cabal e definitiva que Simonal era um informante do DOPS.

Simonal está morto há quase 10 anos. A Lei de Anistia tem uns 30. Mas o “fato” era tão importante, que por si só justificava não só a “reabertura do caso”, mas também provava “por A mais B”, que o cantor era mesmo um dedo-duro juramentado. Afinal, no tal documento inédito, o próprio Simonal assumia suas ligações pra lá de perigosas.

Então tá ! Só que existem alguns probleminhas no “raciocínio” do “jornalista”.

Em primeiro lugar, o documento inédito não é inédito. Ao tentar se defender da acusação que teria sido mandante do seqüestro do seu ex-contador, Simonal (orientado pelos seus advogados, segundo depoimento da própria vítima, no documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, meu, de Micael Langer e Calvito Leal) afirmou que havia prestado queixa anterior de supostas ameaças terroristas e, por isso, tinha pedido que o DOPS investigasse.

O que o tal documento usado como base na imensa reportagem do caderno Mais diz é, mais ou menos, isso: Simonal tenta tirar o corpo fora do imbroglio policial que se meteu, dizendo que era alvo constante dos subversivos, porque ele simpatizava com o regime de 64 e acreditava que o DOPS poderia ajudá-lo, já que aquele órgão também atuava no meio artístico, à procura de opositores, etc e tal… por isso, ele emprestou o seu carro (um Opala) para a ajudar nessa “operação”.

Nosso documentário, inclusive, exibe duas matérias, publicadas pela grande imprensa da época com as manchetes “Terror ameaça Simonal” e “Simonal se diz de direita e com bom serviços prestados à Revolução”.

Quando fui procurado pelo autor da já citada reportagem (“O Informante”), seu tom era grave. Ele havia descoberto documentos, tinha tido acesso a mais de 600 páginas, lido vários depoimentos que acusavam Simonal e, o mais importante, num documento (o tal) anterior ao caso do seqüestro de Rafael Viviani (o contador), o “Rei da Pilantragem” assume que tinha vínculos com o DOPS.

Respondi que conhecia direitinho as tais 600 páginas, já que possuo cópias do processo inteiro há mais de 5 anos e que não lembrava mesmo de nenhuma menção com data anterior ao seqüestro. Mário, com a maior cara de pau, me afirmou que o documento foi lavrado às 15 horas do mesmo dia em que Viviani seria seqüestrado (às 23 horas).

A princípio não entendi. Disse pra ele que, exatamente, pela coincidência do dia, isso provaria o oposto. Que o tal depoimento comprometedor tinha a maior cara de ser meio “construído”, ser alguma espécie de álibi, de história de cobertura. Simonal, pra dar coerência à sua linha de defesa, apresenta uma queixa dada anteriormente (que também poderia ser “fabricada a posteriori”). Ou seja, o tal documento não é anterior ao caso do seqüestro, ele é parte tão fundamental do mesmo que o próprio Simonal o divulga, na grande imprensa, em 1971.

Também perguntei ao “jornalista” já que ele estava tão interessado nos aspectos jurídicos do caso, se ele não tinha lido o arrazoado do Juiz ao proferir a sentença que condenou Simonal. Em sua argumentação final, o ilustre meritíssimo alega que não tem como julgar os agentes do DOPS, já que estávamos vivendo um estado de exceção e, por isso, ele não tinha competência para julgar atos que poderiam ser de “segurança nacional”, mas Wilson Simonal, que era civil, não tinha esse tipo de “cobertura”, portanto pena de 5 anos e 4 meses pra ele.

Essa questão não seria um pouco mais intrigante para um jornalista ? Se Simonal pertencesse, de fato, a algum mecanismo de repressão em plena “Era Médici”, porque ele não teve nenhuma proteção ? Seu caso foi o único processo que envolveu agentes do DOPS, tortura, prisão ilegal, que saiu em toda mídia da época. No período de censura mais dura, Simonal apanhou sem ser socorrido. Para um cara que era “amigo dos hômi” ele não foi uma presa fácil demais ?

Lendo os depoimentos do processo, testemunhos de defesa e acusação no julgamento, fica-se com a nítida impressão de uma grande confusão, uma vendeta boçal que degringolou. O improviso e precariedade das argumentações servem mais para provar a grande quantidade de estupidez envolvida, do que para jogar luz em possíveis ligações políticas bizarras.

Exatamente, por acharmos que esse era um terreno pantanoso demais para semearmos certezas, que no nosso documentário, nesse momento do julgamento e das acusações policiais, passamos para uma montagem mais fragmentada, mais confusa. Nunca quisemos julgar. Nunca nos motivou conseguir a redenção, nem provar a culpa do ex-ídolo nacional. Nunca tivemos certeza onde íamos chegar. Apenas seguimos as pistas.

Procuramos, achamos e demos voz, pela primeira vez, a Rafael Viviani. Apesar do “jornalista” ironizar o fato que achou com muita facilidade o contador (se era tão fácil porque o contato só foi feito 5 anos depois que nós o encontramos ?), fomos nós que o ouvimos com todo respeito e também fomos os únicos a mostrar que Simonal tinha, realmente, cometido um crime bárbaro, uma violência condenável.

E ele foi condenado. Merecidamente. Por esse crime.

Mas a argumentação fajuta, citando promotores e juízes (e depois desmentindo en passant centenas de linhas depois) que, na época, a justiça aceitou as provas que ele era informante ou colaborador é outra enorme cascata. Só pra explicar, Simonal não poderia ter sido condenado por ser informante, simplesmente, porque isso não é crime. E mais, se em 1971 fosse provado que ele era um colaborador, ele não seria julgado por isso, seria condecorado.

Mas veio a anistia, né? Já passaram uns 30 anos. Pois é, mas a lei só vale para um lado, não é verdade? Para os amigos anistia e indenizações, para os inimigos (os que não forem aliados de ocasião) a danação eterna.

Nosso filme nunca teve como ponto de partida, nem de chegada, essa questão mais óbvia. Nossa (dos diretores) melhor pergunta nunca foi se ele era ou não era dedo-duro. Preferimos outras.

Por que um “crime” (delação), que além de não ser crime e de ser, praticamente, impossível de provar, não prescreve nunca? Por que, depois de décadas, de esquecimentos, perdões e mudanças de conjuntura a pergunta que todos fazem é “ele era ou não era”?

Não fica meio subentendido que “se ele fosse” então era merecedor de tudo e muito mais? Delatar é a coisa mais imperdoável que um ser humano pode fazer?

Além disso, naquela época a luta era, realmente, entre Democratas X Autoritários? Os que queriam pluralidade, diversidade de opiniões, liberdade de expressão não eram, na verdade, minoria? No espectro político-ideológico da época quem, ao alcançar o poder, não queria prender e eliminar opositores? Quantos, em nome da luta contra a ditadura, tinham seus próprios projetos totalitários e defendiam com ardor (além de posters e camisetas) genocidas de vários calibres?

E voltando ao velho Simona e a questão dele ser um famigerado colaborador da ditadura. Era, realmente, justo se esperar que um negro, pobre, favelado tivesse a mesma percepção de “anos de chumbo”, quanto alguém com formação universitária, classe média alta, etc e tal?

Ditadura é quando são caçadas liberdades individuais, quando o estado policial invade domicílios, dilacera famílias, prendendo e barbarizando ao seu bel prazer? Pra quem é preto-pobre-favelado isso é sempre. Isso é hoje. Como entender que a pior época do país é, justamente, quando se possui as maiores liberdades individuais que já se teve na vida?

Algumas (poucas) pessoas (entre elas, o “jornalista” Magalhães), nos perguntaram, desconfiadas, qual era a nossa “real” motivação, por que falar desse caso? Sempre respondemos: “por que não falar ?”. Sempre acreditamos que tínhamos descoberto um tesouro: uma grande história, praticamente inédita. Portanto, precisávamos contá-la. Por isso, procuramos depoimentos antagônicos, checamos fontes, pesquisamos anos, levamos mais de 40 semanas editando. Trabalhamos duro, mas fizemos um bom filme. E, de quebra, fizemos também jornalismo de verdade.”

Claudio Manoel (produtor e diretor do documentário: Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei)

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Pelé fala sobre o amigo Wilson Simonal e suas músicas



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